Festival Obama nas pirâmides do Egito

Obama&Kar_Egito

Pode ser apenas mais um capítulo na disputa pela audiência nas redes de cabo dedicadas ao jornalismo. E a CNN talvez tenha exagerado, de olho na rival Fox News (que ignorou o factóide). Primeiro colocou a imagem no ar. Depois repetiu no blog de seu programa nobre, Anderson Cooper 360°. Foi na visita às pirâmides. Lá estava a suposta imagem de um antepassado de Obama.

Como caricatura, nada mal. A imagem de fato é parecida com as caricaturas que se fazem hoje do presidente americano. O retrato, encontrado numa tumba de 4.600 anos atrás, foi identificado pelo guia, um erudito conhecedor do Egito Antigo, como um sacerdote, professor e juiz cujo nome naqueles hieróglifos parece ser Kar.

“Parece comigo. Olhe só as orelhas dele”, disse Obama. De fato, quem vê as orelhas lembra das caricaturas. Para o jornalismo das redes de cabo vale tudo. Pelo menos um leitor de blog na internet criticou a CNN por ter rebaixado a mero “guia turístico”, como se fosse um qualquer, o professor que acompanhava Obama – o dr. Zahi Hawass, arqueólogo e secretário-geral do Conselho Supremo das Antiguidades do Egito.

“No Egito Antigo o senhor era rei”

Transcrevo abaixo o relato e o diálogo, tal como foi reproduzido no blog AC360° da CNN (leia no original AQUI):

GUIA – Esta é uma tumba datada de quatro mil e seiscentos anos atrás. E a pessoa que está ali atrás é Kar. Seu nome está escrito em hieróglifos e parece ser Kar.
OBAMA – Parece comigo! Veja aquelas orelhas.
Obama_Gibbs_AxelrodO presidente até chamou seu secretário de imprensa Robert Gibbs e o alto conselheiro David Axelrod para mostrar a semelhança (veja foto ao lado).
OBAMA, dirigindo-se a Gibbs e Axelrod – Quero mostrar uma coisa a vocês.
GUIA – Senhor Presidente, o senhor parece com o rei Tut. É verdade. Tenho dito isso sempre, há dois anos que digo isso. No Egito Antigo o senhor era um rei.

Até aí, a transcrição. Alguns internautas que mandaram comentários foram engraçados – e generosos. Um deles disse que o presidente sempre faz piada e é bem humorado. “Hilariante. Adorei”, escreveu outro. De San Diego veio avaliação ainda mais generosa: “Muito bom, fico feliz que o senhor esteja fazendo tudo isso para o mundo e nosso país se unirem. De fato o rei Tut parece muito com o senhor. Aproveite a viagem e obrigado por dividir conosco…”

Mas em matéria de Obama a Fox News, que tem superado a audiência da CNN, é mal humorada – lá o clima continua bem diferente. Ela prefere ignorar os factóides da viagem, se acha que podem soar favoráveis a ele. Assim, intensifica a campanha contra o governo que supostamente empurra o país para o socialismo. E chama personalidades da oposição republicana, como Newt Gingrich (leia e veja AQUI), para repetir os ataques habituais.

(E clique no YouTube abaixo para ver as imagens da CNN no túmulo de Kar – aqui em edição posterior bem humorada, que cita e entrevista o guia-arqueólogo)
Published in: on junho 7, 2009 at 12:04 pm  Comments (5)  

The URI to TrackBack this entry is: https://argemiroferreira.wordpress.com/2009/06/07/festival-obama-nas-piramides-do-egito/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Prezado Argemiro, seu blog tá demorando uma ‘eternidade’ para abrir.
    O que tá acontecendo? Atenciosamente, Novaes

    • Caro Novaes, obrigado pela informação. Tentei descobrir se há alguma anormalidade mas não tive sucesso. De qualquer forma, ficarei grato se você – ou outro leitor – souber mais alguma coisa e passar informação detalhada para ver se é possível resolver o problema.

  2. eu acho mt interessante isso das piramides e até mesmo do presidente obama ter ido visitado o egito pois é muito legal ouvir tudo sobre as piramides do egito até mesmo pra quem estuda é spr interessante

    há e não é querer falar muito não más obama tá mandando vê!!!!!!!!

  3. É Argemiro, mas o fato abaixo não ocorreu nos EUA, mas no Rio de Janeiro. Este fundamentalismo está hoje em nosso território expandindo-se através das pregaççoes eletrônicas diárias. Veja a notícia do jornal O Dia de hoje.
    Três pessoas invadiram e depredaram quinta-feira de madrugada o Santuário de Santa Sara Kali — padroeira dos ciganos —, na Estrada do Gabinal, em Jacarepaguá. Segundo vizinhos do centro, dois homens e uma mulher destruíram imagens que estavam sobre o altar. Os donos do santuário registraram o caso como intolerância religiosa na 32ª DP (Taquara). O templo funciona no local há um mês. Antes, o espaço era usado pela Igreja Evangélica Nova Vida. “Quem fez isso não queria roubar, porque nada foi levado. Fizeram isso porque são contrários à nossa religião. Nossa indignação não é pelo prejuízo, é pelo preconceito. É um desrespeito com o nosso sagrado”, disse Joelmir de Carvalho Armendro, 45, responsável pelo templo. No momento do crime, o local estava vazio. Os vândalos entraram por um basculante e permaneceram no templo por meia hora. O crime só foi descoberto às 18h de quinta. O prejuízo calculado é de R$ 500. “O templo é vinculado ao umbandismo, mas as reuniões são tranquilas, não há atabaques, não fazemos barulho nem atrapalhamos os vizinhos”, disse o frequentador Renato D’Obaluaê, 48.
    A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa divulgou nota de protesto contra a depredação. Com este, já são oito os casos de intolerância registrados em delegacias este ano. O delegado Henrique Pessoa, responsável por acompanhar esses crimes, informou que há 18 meses, desde que a Polícia Civil passou a trabalhar com a comissão, o número de queixas subiu em 400%. “Quase sempre templos umbandistas são os atacados”, afirmou.

  4. Prezado jornalista:
    Resposta ao primeiro comentário. Conforme você deve saber, o blog pode ficar lento por diversos motivos. Um deles pode ser o uso de muitas fotos do tipo imagem Bitmap, ou seja, com extensão (.bmp). Eu não verifiquei todas as fotos do seu blog mas apenas algumas, e assim, constatei que são do tipo Bitmap. Veja o seguinte:
    1. As imagens mais adequadas para serem colocadas em páginas de internet ou blog são as do tipo jpg ou gif, ou seja, com extensão (.jpg) ou com extensão (.gif).
    2. Antes de colocar as fotos nas páginas, verifique o tipo de imagem (a extensão do arquivo). Se a imagem for do tipo Bitmap (.bmp), ou de outro tipo semelhate, abra a imagem com um Editor de imagem, e depois, salve o referido arquivo para o formato (.jpg).
    3. Sempre que puder use imagens do tipo jpg. Assim o tamanho em KB (“peso da foto”) diminui bastante, tornando o carregamento das fotos bem mais rápido e portanto influindo na velocidade da abertura da página, etc..
    4. Caso isto seja feito em todas as páginas, claro que o carregamento geral do bolg vai ficar mais rápido (“maneiro”), independente de qualquer outra coisa.
    Exemplo: Na reportagem intitulada “O Brasil, a mídia e a proliferação nuclear”, a primeira foto (com o ministro Celso Amorim) é do tipo Bitmap com tamanho de 393 KB, mas esta mesma foto sendo salva para o tipo jpg (.jpg) fica com o tamanho de 19,9 KB. Portanto, uma diferença grande apenas em uma foto.
    Importante notar que, para usar no blog ou página de internet, a qualidade das fotos do tipo jpg (.jpg) fica praticamente a mesma …!!!
    Espero que esta anotação seja de algum proveito. Cordialmente. Solano.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: