Outro “chega pra lá” de Rush Limbaugh

steele_michaelComo se ainda fosse necessário mais algum fato para expor o poder de Rush Limbaugh, “rei do talk show”, na direita republicana, também o presidente do partido, Michael S. Steele (foto ao lado), viu-se constrangido a fazer-lhe publicamente um pedido de desculpas – repetindo o gesto anterior do número dois da bancada da Câmara, Eric Cantor, encarado como o próximo líder.

Steele, como Cantor antes, ousou reduzir a importância de Limbaugh na noite de sábado, pouco depois do espetáculo encenado pelo obeso radialista como atração central da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC). A chance veio na CNN, onde o apresentador, ao fazer uma pergunta a Steele, referiu-se a Limbaugh como “o líder de fato” do Partido Republicano (leia o relato do New York Times AQUI e a versão da CNN AQUI).

“Não, ele não é. O líder de fato do partido sou eu”, disse Steele. “Rush Limbaugh é um entertainer (artista que diverte o público). Tudo o que Rush Limbaugh oferece é entretenimento. De fato, é incendiário. De fato, é feio”, afirmou Steele, advogado de 48 anos, com curta carreira política, iniciada em 2003 ao se tornar o primeiro negro eleito vice-governador de Maryland.

Resposta republicana a Barack Obama

A segunda proeza política de Steele veio a 30 de janeiro de 2009, apenas 10 dias depois da posse do presidente Barack Obama. Um Partido Republicano abalado pela derrota na eleição presidencial o escolheu como chairman (presidente) da RNC, o Comitê Nacional Republicano. Era o primeiro negro na história a ocupar esse cargo máximo do partido, que tem dificuldade em exibir diversidade étnica.

Mas nem por isso o “rei do talk show” conseguiu digerir a crítica de Steele. No seu programa radiofônico de segunda-feira, Limbaugh diminuiu o chairman do RNC, questionando sua autoridade e dizendo que tinha começado mal no cargo. “Sr. Steele, o senhor devia é estar iniciando o trabalho para o qual foi eleito, ao invés de bater boca com jornalista na televisão”.

E mais: “Sr. Steele, o senhor é o chefe do RNC. O senhor não é o chefe do Partido Republicano. Dezenas e milhões de conservadores e republicanos nada têm a ver com o RNC e neste momento eles não querem ter nada a ver com o RNC” (leia o relato de Limbaugh AQUI) Mas depois do programa, Steele apressou-se a telefonar a Limbaugh, desculpando-se pelas declarações que tinha feito na CNN.

Qual será a próxima do rei do talk show?

limbaugh_rush_xDiante desse recuo de 180 graus, só resta concluir que Steele, em lua-de-mel com o cargo no partido, cometeu um grosseiro erro de cálculo. E que os democratas não estão errados na avaliação – proclamada em especial por Rahm Emanuel, chefe de gabinete da Casa Branca – sobre a força real de Limbaugh. O próprio desprezo dele pelo cargo de Steele foi constrangedor para seu ocupante.

Mas Steele enfiou o rabo entre as pernas. Ao web site Politico.com, de Washington, ele ofereceu sua versão: “Minha intenção não era procurar Rush. Tenho enorme respeito por Rush Limbaugh.  Talvez eu tenha sido um pouco precipitado. Mas não houve tentativa, da minha parte, de minimizar a voz e a liderança dele” (saiba mais AQUI).

É fora de dúvida que Limbaugh ganhou o confronto. Pouco antes, como relatei no post anterior, o deputado Eric Cantor também pedira desculpas ao radialista, de uma forma também humilhante, pelo que tinha dito. Cantor é tido como uma liderança jovem em ascensão na Câmara. Comprar uma briga desse tamanho não o ajudaria – como não ajudaria Steele. 

Published in: on março 3, 2009 at 11:52 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://argemiroferreira.wordpress.com/2009/03/03/outro-chega-pra-la-de-rush-limbaugh/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. O fato de um singelo jornalista fazer tanto barulho no Partido Republicano é a prova de que os conservadores sairam totalmente desarticulados da derrota presidencial. É uma claro sinal de decadencia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: