Os oito anos de estragos de Bush e Cheney

project_cpi

A minuciosa avaliação dos estragos causados por oito anos do governo Bush-Cheney foi feita pelo projeto Broken Government (Governo Fraturado) do Center for Public Integrity (CPI), Centro pela Integridade Pública. E a conclusão, em relatório digital, já está disponível na internet. Expôe cada uma das mais de 130 falhas sistemáticas, apontando suas causas, efeitos e implicações (confira AQUI).

O CPI é uma organização sem fins lucrativos. Dedica-se a jornalismo investigativo de interesse público. O projeto dele consiste de uma avaliação ampla das falhas do Poder Executivo ao longo dos dois mandatos de Bush-Cheney, de janeiro de 2001 a janeiro de 2009. Todo o relatório pode ser visto no web site do CPI. O desenho de uma Casa Branca em processo de desmoronamento (veja acima) reflete as conclusões do trabalho.

O que o CPI fez foi a radiografia de um governo disfuncional, o que se pode ver ponto por ponto, num processo interativo. No web site você clica em qualquer um dos cacos da Casa Branca espalhados pelo chão para ler balanço atualizado sobre o respectivo ítem – parte do legado desastroso de Bush aos americanos. A leitura pode ser por categoria (saúde, educação, meio-ambiente, segurança, justiça, energia, finanças, militares, etc), por agência federal e por uma lista completa.

thebuyingpresidentMesmo sendo o quadro desastroso, a seriedade da investigação é inegável. Fundado por Charles Lewis (saiba mais sobre ele AQUI), que publica a cada eleição, desde 1996, um novo livro da série The Buying of the President (veja à esquerda a capa do de 2004), mostrando quem está bancando (ou “comprando”) os candidatos, o CPI tem hoje como diretor executivo Bill Buzenberg, que foi jornalista durante mais de 35 anos. Entre os 17 integrantes do Conselho Diretor estão ainda Hodding Carter III, Charles Eisendrath e outras personalidades igualmente respeitadas tanto na área jornalística como na acadêmica.

Published in: on dezembro 10, 2008 at 5:59 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://argemiroferreira.wordpress.com/2008/12/10/os-oito-anos-de-estragos-de-bush-e-cheney/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: