Desculpe, Miriam, vimos o mesmo debate

Não sou como o jornal O Globo, que não publica cartas que o deixem embaraçado (depois de enviar duas que nunca sairam, não mais me dei ao trabalho de enviá-las). E eu me lembro da magnífica carta não publicada de Arthur Poerner sobre a campanha do jornal contra Jaguar e Ziraldo, que resistiam à ditadura militar enquanto ela era exaltada pelo jornal da família Marinho, porta-voz oficioso do governo.

Um leitor amigo chamou minha atenção para o que publiquei ontem, sugerindo que o terceiro debate Obama-McCain que a colunista Miriam Leitão viu foi diferente do que eu vi. Afirmei que no “Bom Dia, Brasil” da Rede Globo ela fizera uma inversão: atribuíra a Obama a promessa de acabar com o déficit público americano em quatro anos – o que fora dito por McCain. A partir do detalhe, concluí que ela vira debate diferente do meu. O leitor me disse que o video do comentário dela estava no website e não confirmava minha afirmação.

Fui ao site, ouvi o comentário, li a transcrição e aqui estou para um mea culpa. Errei. Miriam e eu vimos o mesmo debate. De fato, ela contou a história corretamente ao telespectador. Por que entendi errado ao vê-la na TV, não sei explicar. Até por ter achado que no mais a análise dela estava correta – e era simpática a Obama. Assim, só me resta fazer o que O Globo não faz quando comete erros substantivos (só reconhece erros perfunctórios como vírgula, acento, regência verbal). Peço desculpas à jornalista Miriam Leitão e ao programa.

Não acho vergonha reconhecer e corrigir erros. Gostaria até de incluir o vídeo dela para a retratação ser completa. Tentei e descobri não ter condições técnicas para tal, ainda que seja fácil fazê-lo se vai para o You Tube. Assim, sugiro ao leitor clicar a coluna AQUI e procurar o vídeo do dia 16. 

Published in: on outubro 17, 2008 at 12:02 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://argemiroferreira.wordpress.com/2008/10/17/desculpe-miriam-vimos-o-mesmo-debate/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Argemiro, acabei de ler sobre o apoio de diversos jornais ao Obama.

    Ele vai pegar uma “naba” terrível, os EUA estão deixando de ser os senhores do mundo.

    Como ele vai lidar com isso?
    Como o povo americano vai encarar esta decadência?

    Sinceramente, nunca botei muita fé na vitória de um negro com nome muçulmano, mas vivemos tempos imprevisíveis.

    Os republicanos cometeram muitos crimes e abusos, quem fez deve estar morrendo de medo.

    Existo espaço para uma virada de mesa?
    Eles são capazes de tudo.


Deixe uma resposta

