O império Murdoch/Fox News contra-ataca

Quem acompanha os noticiários da Fox News Channel (FNC) sabe que o magnata Rupert Murdoch está outra vez determinado a apoiar uma guerra de Bush – agora contra o Irã, com suas enormes reservas de petróleo. Mas paralelamente o império Murdoch de mídia (News Corp), com veículos como o New York Post e o Wall Street Journal, mantém a linha habitual de ataques aos concorrentes.

O New York Times sempre foi um desses alvos pelas posições liberais que horrorizam o ultraconservador Murdoch. Ultimamente seu império está decidido a tomar do Times para o Journal, parte do mercado novaiorquino. Pretende ir muito além de economia e negócios. E nesse novo confronto o império Murdoch não hesita em usar, entre outras armas, a receita sórdida dos tablóides.

É compreensível. O próprio Murdoch costuma considerar que sua especialidade é o jornalismo tablóide – uma força que ajudou a construir o império dele. Nesse terreno o Times e seus jornalistas Jacques Steinberg e Steven Reddicliffe acabam de sofrer ataque sórdido, digno do pior estilo tablóide. Tudo porque a 28 de junho ousaram noticiar (leia AQUI) a perda de audiência da FNC e o salto das rivais CNN e MSNBC.

Alvos dos cães de ataque de Murdoch

Qualquer pessoa bem informada tem boas razões para suspeitar do papel pessoal de Murdoch em cada detalhe da fraude. A dupla de baixo nível a quem se confiou a missão (Steve Doocy e Brian Kilmeade), como o programa (“Fox & Friends”) no qual a FNC perpetrou o ataque, deixou à mostra as impressões digitais do chefão e o mafioso padrão tablóide.

No próprio website do Times foi obtida a foto do autor da matéria, Steinberg, na qual a FNC fez um trabalho digital de falsificação, encopridando-lhe o rosto, alargando-lhe o nariz e o queixo, escurecendo-lhe as olheiras e amarelando-lhe os dentes. Foi o que mostrou o website Media Matters ao reproduzir a tela da Fox News ao lado da foto real do jornalista, capturada via Internet (confira nas duas fotos acima, à esquerda; e veja AQUI o Media Matters com a análise e o vídeo do programa da Fox).

A foto de Reddicliffe, chefe de Steinberg na redação do jornal, também sofreu tratamento fraudulento para ser mostrada na tela da Fox News. Com apenas uma diferença: enquanto o cabelo de um lhe diminuiu a testa, criando a aparência de lobisomem, o do outro foi reduzido para acentuar a calvície. Ambos foram igualmente rotulados ali de “attack dogs” (cães de ataque), título que aparecia sob as fotos na TV (abaixo, à direita, a foto de Reddicliffe e a falsificação).

Uma vingança contra a informação

A fraude perpetrada pelo estilo tablóide de Murdoch ainda foi complementada pelo diálogo torpe dos cínicos Doocy, cujo encargo habitual no programa é a previsão do tempo, e Kilmeade, acostumado à rotina da troca de abobrinhas com celebridades ou com a equipe abundante de louras analistas de política, economia, sociologia, etc.

A operação trouxe ainda, embutida, uma vingança contra Reddicliffe, que tinha trabalhado antes no império Murdoch, como editor da revista TV Guide. Segundo o aprendiz de meteorologista Doocy, Reddicliffe perdeu o salário anual de US$1 milhão, devido à queda de 40% na circulação, e foi trabalhar no Times por um décimo disso. “Hoje encomenda ao cão de ataque Steinberg, seu poodle, ataques à Fox”, acrescentou.

Enquanto isso era dito veio outra fotomontagem: um homem com a cara de Reddicliffe a passear com um poodle com a cara de Steinberg. Nesse terreno sórdido o chefão da Fox prefere usar os Doocy e Kilmeade, pois os âncoras Chris Wallace e Brit Hume – ou mesmo os ideológicos Bill Kristol, Fred Barnes e Charles Krauthammer – talvez evitem prestar-se a falsificações jornalísticas tão grosseiras e ofensivas.

Apoio à nova guerra de Bush

Ainda que o episódio só seja relevante por escancarar a que extremo pode chegar o estilo tablóide de Murdoch, seu império News Corp entrega-se ainda a operações mais ousadas. O próprio chefão disse uma vez na C-Span que impõe sua agenda e manipula notícias em seus veículos, inclusive sobre a guerra de Bush no Iraque (clique abaixo para ouvir o que ele disse em janeiro de 2007). E hoje claramente aposta da mesma forma num ataque ao Irã.

É verdade que exaltou as qualidades de Barack Obama numa entrevista, citada por mim antes (veja AQUI). Até alegou que poderá votar nele. Mas a queda surpreendente da audiência da Fox News, pela hostilidade aos democratas, sugere que buscava apenas adaptar-se ao quadro resultante da nova situação. Pois o documentarista Robert Greenwald, num filme-clip (clique no final deste artigo para ver), ofereceu uma coleção de ataques anteriores a Obama.

A nova campanha bélica de Murdoch – que já impõe sua agenda até ao Wall Street Journal (o que jurara não fazer ao comprá-lo), atento ao sonho de Bush de controlar também o petróleo do Irã – pode vir antes do que se pensava. Opiniões dos analistas ideológicos da Fox só divergem, sobre isso, quanto à data. O mais influente, Krauthammer, prevê que Bush vai esperar a fase entre a eleição e a posse, certo de que, por causa do preço do petróleo, terá até o apoio do presidente Obama.

(Clique abaixo para saber mais sobre a difamação de Obama na Fox News)

Anúncios
Published in: on julho 3, 2008 at 3:23 am  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://argemiroferreira.wordpress.com/2008/07/03/o-imperio-murdochfox-news-contra-ataca/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. […] Outro episódio que escancarou o zelo de Murdoch e sua FNC pela liberdade de imprensa aconteceu este ano, depois que o New York Times mostrou numa reportagem que, com a ajuda da campanha presidencial, a CNN dera um salto na audiência e estava praticamente empatada com a FNC. O império Murdoch reagiu com uma violenta matéria contra o Times, na qual incluiu fotos grosseiramante adulteradas (veja acima a foto de um deles, quase um lobisomem) para fazer parecer que os dois repórteres do jornal eram monstros de filme da Universal Pictures (saiba mais sobre o caso AQUI). […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: