A ascensão e a queda de Spitzer

 Num debate da Fox News, no dia em que estourou o caso do governador Eliot Spitzer com as prostitutas de luxo, o jornalista Mort Kondracke afirmou que “nunca um escândalo causou tanta euforia. E tudo porque Spitzer foi muito mau com as pessoas”. Mas desta vez, ao contrário do que em geral acontece na rede de Rupert Murdoch, um jornalista ao lado, Juan Williams, discordou frontalmente.

“Mort, você está errado. Houve euforia dos altos executivos de Wall Street, punidos por ele porque fraudaram acionistas, clientes e contribuintes. Mas você não pode dizer que a população ficou feliz. Não se esqueça de que por causa da atuação dele como Procurador Geral, obrigando figurões a pagar bilhões de dólares, Spitzer foi eleito com 70% dos votos – a vitória mais esmagadora na história eleitoral do estado de Nova York”.

Williams trabalha na NPR, a rede pública de rádio e às vezes faz comentários como editor contribuinte na Fox News. Nem sempre discorda do coro murdochiano, mas é o único que ousa isso de vez em quando. Ele também podia ter lembrado que Spitzer investigou ainda o próprio presidente da Bolsa de Nova York, Dick Grasso, forçado a renunciar porque se contemplava anualmente com bônus milionários.

Ontem Spitzer afinal anunciou a renúncia. Por ter exagerado na leviandade, pôs fim a carreira que ainda poderia levá-lo até à Casa Branca. De qualquer forma, tanto sua trajetória inicial, como Procurador Geral, como esse fim melancólico são momentos positivos para o sistema político. Expuseram o sucesso merecido – e a punição necessária e justa.

Anúncios
Published in: on março 13, 2008 at 12:26 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://argemiroferreira.wordpress.com/2008/03/13/a-ascensao-e-a-queda-de-spitzer/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: