A receita que esvaziou a crise

Não é preciso ser gênio para perceber a relevância de um fato internacional e o acerto de uma decisão. O blog do Ricardo Noblat (num comentário reproduzido ainda em sua coluna de O Globo) foi preciso ontem ao registrar o bom senso e o êxito da intervenção do governo Lula na semana passada “para esfriar a crise diplomática desatada pela Colômbia ao violar a soberania do Equador”.

Ele lembrou: “Para matar Raul Reyes, o segundo dirigente mais importante do grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o presidente Álvaro Uribe ordenou a invasão do Equador no último dia 1. Dois aviões SuperTucano bombardearam o esconderijo de Reyes na região equatoriana de Piñuña Blanco. Algumas horas depois, transportados por quatro helicópteros Blackhawk, desembarcaram no local uma tropa de elite do Exército colombiano e 44 agentes judiciais. Foram conferir o sucesso da missão.

Pouco importa que Uribe alegue a pouca distância entre o lugar onde Reyes foi morto e a fronteira que separa a Colômbia do Equador. Ou que o governo do Equador apóia as FARC e lhe concede abrigo, assim como o da Venezuela. A Colômbia infringiu, sim, leis internacionais que garantem a inviolabilidade do território de países independentes.”

Qualquer um pode ter sua opinião, mas não falsificar os fatos para justificá-la. A minha é bem diferente da do Noblat. Mas ambos respeitamos os fatos. Por isso temos consciência de que o desfecho do episódio foi uma vitória da diplomacia brasileira. Um analista que não o reconheça, seja por amor a Bush, aversão a Chávez ou simples subserviência, desmerecerá a própria capacidade de análise.

Anúncios
Published in: on março 11, 2008 at 3:05 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://argemiroferreira.wordpress.com/2008/03/11/a-receita-que-esvaziou-a-crise/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: