Breve perfil

image16aComo jornalista, escrevo regularmente para o diário Tribuna da Imprensa (leia AQUI) do Rio de Janeiro, desde a década de 1980. Como autor, publiquei os livros Informação e Dominação (edição do Sindicato de Jornalistas do Rio de Janeiro, 1982 – esgotado), Caça às Bruxas – Macartismo: Uma Tragédia Americana (L&PM, Porto Alegre, 1989), O Império Contra-Ataca – As guerras de George W. Bush antes e depois do 11 de setembro (Paz e Terra, São Paulo, 2004) e fui colaborador de Rede Imaginária – TV e Democracia (org. por Adauto Novaes, Companhia das Letras, São Paulo, 1991), Mídia & Violência Urbana (Faperj, Rio de Janeiro, 1994).

Publicado on dezembro 13, 2007 at 2:16 pm  Comments (40)  

The URI to TrackBack this entry is: http://argemiroferreira.wordpress.com/about/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

40 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Prezado Argemiro Ferreira
    Parabéns pela qualidade e ousadia do artigo sobre a balcanização da América Latina. Gostaria de sua autorização para republicá-lo no site ViaPolitica, em nossa próxima atualização.
    Obrigado pela atenção.
    Omar L. de Barros Filho
    editor de VP

  2. Caro Argemiro,

    Entusiasmado com a alta qualidade de seu texto sobre a Bolívia, tomei a liberdade de “surrupiá-lo” e de republicá-lo em nossa RVCB. Fica aí o convite para você participar.

    Está disponível, funcionando, a RVCB, Revista Virtual Civilização
    Brasileira, ferramenta solidariamente posta à disposição daquelas
    pessoas que não apenas têm interesse em debater e discutir os caminhos
    de nosso Brasil, como também que dispõem de recursos de formação e de
    informação, de vida, luta e experiência, para fazê-lo com
    aproveitamento para a coletividade nacional.

    Você pode conhecê-la agora, pressionando o elo que segue:

    http://rvcb.wordpress.com/

    Ela é simples e funcional e foi construída de modo que textos,
    fotografias e vídeos possam ser publicados à distância, mediante o uso
    de senha exclusiva que terei grande prazer em facilitar a você, se
    quiser se integrar à discussão.

    Cada novo texto será saúdado com um novo e específico esforço de
    divulgação e as estatísticas de visitação estarão à disposição dos
    colaboradores.

    Fico às suas ordens para quaisquer esclarecimentos e também, assim
    espero, para o mais breve início de sua preciosa contribuição.

    Abraço,

    Emilio de Lima.
    Editor.

  3. Parabens pelo conteudo do blog. Sou eng. civil e academico de historia, com interesse especial pelo Oriente Medio, antigo e contemporraneo. A qualidade dos textos permite compreender grande parte dos acontecimentos historicos contemporraneos no Oriente a partir do comportamento politico no interior do imperio.

  4. Meu Caro.
    Parabéns. Enfim um blog com jornalismo de qualidade. Você esta provando que esse papo de que na internet as notícias devem ser menos elaboradas é papo furado. Blog de jornalista deve ter qualidade de um bom Jornal (algo aliás raro por essas bandas). E o seu tem. Parabéns

  5. Grande Argemiro,

    “Surrupio” e publico seus textos, por encontrá-los de qualidade infelizmente rara, na rarefeita infosfera brasileira.

    Sempre, salvo lapso, menciono sua procedencia, como “link”, já no cabeçalho.

    Perdoe-me, por favor…Não havia percebido aquele “escrito por”, que o blog coloca automaticamente, por sua conta e risco e que vou tratar de remover, se descobrir como fazê-lo.

    Aproveito para agradecer este momento de enlevo, de deslumbramento, com que voce nos brinda, ao publicar foto de Brigitte Bardot no esplendor de sua juventude.
    Parabéns também por defender de público esta criatura quase angelical que animou e ainda anima minha imaginação por tantos anos, encarnando o melhor da condição feminina.

    Um abraço apertado deste seu admirador,

    Emilio de Lima.

  6. Argemiro

    Descobri seu blog recentemente (indicação do Nassif) e aprecio muito suas análises a respeito da realidade global.

    Apenas para aquecer a memória, sou do tempo em que você publicou uma série de artigos no Estado de Minas sobre “A juventude no cinema americano” (1957). Naquele tempo nós éramos colegas de turma no Colégio Estadual, em BH

    Grande abraço

    Benjamim

  7. Prezado Argemiro,
    primeiramente queria lhe parabenizar pelo seu blog e dizer que a
    afinidade entre nossos pensamentos me inspirou a mandar esta mensagem.
    Meu nome é Pedro, sou do PCB e participo do Comitê “O Petróleo tem que
    ser nosso!” do RS.
    Nosso Comitê é suprapartidário, e aberto a todos os membros
    da sociedade e tem como metas: a reestatização do Petróleo, o fim da
    ANP, o fim dos leilões do nosso petróelo e gás e a efetiva conversão
    dos benefícios que o Pré-sal venha trazer, para os brasileiros.
    Estamos nos reunindo faz três meses, mas não conseguimos ainda
    expandir e divulgar o Comitê da maneira desejada.
    Baseado nisso, criei um blog com alguns textos informativos sobre a
    questão do Petróleo brasileiro que tem este endereço
    http://comitepetroleors.blogspot.com. Pretendemos expandir nossa luta para todo país,
    e como seu blog tem bastante influência, peço para que divulgue a nossa luta que esperamos
    que se torne uma causa nacional. Desde já agradeço!

    Um abraço,
    Pedro!

  8. Olá, Argemiro! Fui subeditor e editor do BIS de 90 a 94. Conheço bem a TI. Permita-me sugerir-lhe a colocação do espaço para comentários dos leitores logo após cada post seu, como faz o Nassif. Assim, podemos participar de forma imediata e acredito que seu blog ganhará em conteúdo, pois pode atrair inúmeros especialistas em EUA, sobretudo professores e diplomatas.
    Aliás, estou escrevendo para jogar uma lenha bem sequinha na fogueira de Rumsfeld, pois ele é acusado da trama do 11 de setembro, que teria sido uma farsa montada pelo governo Bush para motivar o ataque ao Iraque. Não pelo petróleo, mas pelos dólares, que Saddam começava a recusar nas vendas e criava um modelo a ser seguido. Bom, de qualquer forma, sou seu leitor. Se puder abrir o espaço, ganhamos todos.
    Felicidades!

  9. Prezado Argemiro,
    Não sei se vc já tomou conhecimento de algumas coisas estranhas do 11/9. Por exemplo: A queda do edifício 7 do complexo WTC. Que é que vc acha daquilo?

  10. Por indicaçao da Avany Prados e do Jacy, de quem sou genro, fiquei sabendo do seu blog, que estou achando fantastico. Gostaria, se for possivel que comentasse algo sobre o filme – que mais parece um documentario – “Muito além do cidadão Kane”. Um abraço de quem já começou admirá-lo, mesmo sem o conheçer. wilson barbosa.

  11. Argemiro, boa noite! Gostaria de saber qual é o seu texto em que há um vídeo em que o Bush declara que a elite é a base do seu governo?

  12. Argemiro, escreva um texto biográfico (de um ou duas laudas no máximo) sobre Thomas Jefferson, George Washington, Abraham Lincoln e Franklin Roosevelt e publique tais escritos no teu blog/na tua coluna do jornal “Tribuna da Imprensa”. Renato Monteiro,
    Curitiba/PR

  13. Nem sabia desses teus livros, mas era esperado, eu já tinha ficado impressionada com você de ler este site – Papai Noel vai ter que me dar um desses livros, agora. Mas sobre outro assunto, estou entrando, de um em um, no blog roll do meu blog pessoal pra informar um blog novo, liberdadedeexpressao.net.br, que pretende ser uma espécie de agregador de sites (é isso que ele quer ser quando crescer – eu espero que ele cresça rápido, antes de dezembro) de blogs e sites de ONGs em torno da Confecom, e ao mesmo tempo, ser um blog que ajude a melhorar o entendimento do público em geral sobre o que é a Confecom e, quem sabe, aumentar a participação desse público nestes assuntos.
    Estou à procura de pessoas que queiram publicar a respeito lá. E também de quem ajude a divulgá-lo. É isso, obrigada. Deixei o link do meu site pessoal caso haja curiosidade. Mas o que me interessa é fazer crescer o Liberdade.

    • Flávia, eu já conhecia o seu blog mas fui lá outra vez há pouco – ao novo e ao antigo. Adorei especialmente sua cobertura da manifestação na porta da Folha. Parabéns.

  14. Seus textos são leitura obrigatória para quem deseja estar bem informado sobre o que se passa no mundo e, em especial, nos EUA. Indico sempre aos meus alunos.

  15. Ô, Argemiro,
    Agora fiquei sem graça (bochechas vermelhas) ainda mais vindo de você. (não sei dizer se aquilo era cobertura, não me vejo como jornalista, mas foi legal ter participado daquele momento e trazer tantas memórias e conhecimentos que travei ali)

    Mas isso era o ALgodão, que é um blogue pessoal. O Liberdaade é outro projeto. A pretenção (megalomaníaca) ligada a ele é a formação de uma rede de cooperação. Principalmente porque percebi que há uma dispersão de esforços pela net – muitos se agregam em sites específicos, que não dependem do liberdade em nada, ou em ONGs, onde o mesmo é verdadeiro. No entanto, para o cidadão comum, e me conto entre eles, não está fácil encontrar as vias de participação. Estou, por exemplo, à busca de saber quais são as mail lists das comissões e quais os contatos das comissões locais (para que o cidadão não-organizado, como eu e muitos pelo Brasil possa encontrar essas vias de participação e colaboração). Não está sendo fácil: as comissões locais são abertas e estão à procura de mais participação, os seus mail lists existem em algum lugar que desconheço ainda – fui capaz de encontrar um geral e um de Santa Catarina, por enquanto. Por outro lado, sinto que é necessário juntar esforços entre os que discutem a lei Azeredo, e esses demais movimentos, vindos de organizações pelos direitos humanos, ONGs de mulheres, de jornalistas, de rádios comunitárias… Pode ser que a pretensão seja megalomaníaca, mas sinto que se funcionar, temos mais a ganhar, pois a perder tenho que o Liberdade não funcione, apenas.

    um grande abraço!

  16. Caro Argemiro
    Sou de Portugal e cheguei ao seu blog através da busca de informação sobre o golpe fascista nas Honduras.
    Parabéns
    Vou voltar mais vezes.
    Vou deixar um link no meu blog para seu post sobre as Honduras e outro para o seu blog
    Um abraço fraterno
    Manuel

  17. Olá, meu nome é Roberto Rillo Bíscaro e sou uma pessoa com albinismo. Em fevereiro, lancei o blog do Albino Incoerente, cuja proposta é conferir maior visibilidade às pessoas com albinismo. Além de pretender reunir o máximo de informações a respeito do tema, também estou desenvolvendo uma campanha de incentivo às pessoas com albinismo para que contem suas histórias no blog.
    O endereço é: http://albinoincoerente.blogspot.com/
    Agora, dei outro passo nessa campanha de popularização do tema; criei o canal do Albino Incoerente no You Tube, onde discuto algumas questões sobre o albinismo. Trata-se de vídeos caseiros, feitos na simplicidade de câmera fot ográfica digital, sem nenhuma edição etc.
    Os links para acesso dos videos são:
    Albinismo – Definição

    Albinismo – Mitos

    Albinismo – Dificuldades e preconceito

    Albinismo Reivindicações

    Caso o material agrade, ficaria imensamente grato se ajudassem a divulga-lo. Coloco-me à disposição para quaisquer informações e agradeço a atenção.

  18. Prezado Argemiro, parabéns pelo seu belíssimo trabalho. Cheguei até aqui a partir do saite sobre Aloysio Biondi, onde um artigo faz remissão a sua entrevista com I.F. Stone, publicada na década de 80. Li o livro Izzy: a biography of I.F. Stone, indicado pelo Lúcio Flávio Pinto no Observatório da Imprensa (felizmente consegui um exemplar antes que se esgotasse), que se inspirou nele para criar o Jornal Pessoal. Queria lhe pedir para, se possível, disponibilizar esta entrevista, que gostaria muito de ler.
    Independentemente disso, estarei voltando sempre. Muito obrigado.

    • Obrigado, Marcus. Também tenho a biografia (Izzy) escrita por Robert Cottrell, de 1993, e ainda I.F. Stone – A Portrait, de Andrew Patner, publicado em 1988. No total, foram três as entrevistas que fiz com Stone. A primeira foi feita em 1978 e publicada em 1979 pela revista Civilização Brasileira. A da revista Imprensa, publicada em 1989, saiu muito reduzida, pois ali evitavam-se textos muito longos. Espero restaurá-la na íntegra e incluir num livro atualmente em preparo, que me faz remexer papéis velhos. Por isso ainda não dá, por enquanto, para incluí-la no blog. Mas espero escrever em breve sobre os ataques mais recentes da direita americana a Stone.

  19. Caro, certa vez o mestre Nilson Lage me indicou a leitura de sua coluna no jornal – o que tenho feito regularmente. Agora descobri o blog, que é tão bom quanto! É uma honra …

  20. Caro Argemiro,
    Sou estudante de História na universidade de Brasília e gostaria de saber, se possivel, a origem da imagem do Fernando Gasparian publicada em agosto em seu blog.
    A foto está excelente e muito me interessa conhecer o fotógrafo responsável, a data de produção, etc.
    Desde já agradeço a atenção e aguardo resposta.

  21. Olá Argemiro,
    Gostamos muito do seu artigo “O ano do Brasil – e do presidente Lula” e tomamos a liberdade de compartilhá-lo com nossos leitores. Desde já, nosso espaço está à sua disposição para divulgar seus pensamentos.
    Abraço,
    Jailson de Sá
    Editor

    • Obrigado pela gentileza, Jailson. Pediria apenas que incluisse o link para este blog, o que permitiria ao leitor visitá-lo e encontrar o mesmo artigo com mais links e fotos.

  22. Caro Argemiro,

    Empresários(as), empreendedores(as) individuais, estudantes, professores(as) e ativistas da área da comunicação criaram no último dia 27 de fevereiro, em São Paulo, a Altercom – Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação. A entidade terá como objetivo central defender os interesses políticos e econômicos das empresas e empreendedores de comunicação comprometidos com os princípios da democratização do acesso à comunicação, da pluralidade e da liberdade de expressão. Não a liberdade apenas para uns poucos grandes grupos midiáticos, como ocorre hoje, mas sim para a maioria da população que não tem respeitado hoje o direito a uma informação de qualidade.

    Quanto mais proprietários e empreendimentos de comunicação houver no país, maior será a liberdade de expressão. Essa é uma das idéias que animou a criação da nova entidade: a garantia da expressão coletiva, a universalização do direito à liberdade de expressão. Por meio de uma intervenção coletiva organizada e articulada em todo o país, a Altercom pretende propor e disputar políticas públicas, além de regulamentações que democratizem o acesso aos meios e aos recursos de comunicação no Brasil. Outro objetivo da entidade é dar visibilidade às novas experiências midiáticas e comunicacionais que vêm se expandindo pelo país. Uma Carta de Princípios que será divulgada nos próximos dias sistematizará esses princípios e objetivos que orientarão o funcionamento da associação.

    É chegado o momento de partirmos para uma grande articulação nacional destas forças até então dispersas. Assim, o intuito deste e-mail é o de convidá-lo a participar deste momento histórico de conquistas para a imprensa contra-hegemônica sempre alijada dos processos de difusão que permitiriam a circulação plena de seus conteúdos. Ainda em março, será feito o lançamento da associação e gostaríamos de contar contigo como mais um fundamental signatário de sua Carta de Princípios, para que, coletivamente, reunamos a força necessária para o embate político que se seguirá. Ao responder-nos este e-mail, você receberá um convite para ingressar em nossa rede virtual onde acontece a articulação nacional deste debate.

    A idéia de criar a nova entidade surgiu no processo de debates preparatórios para a I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro, em Brasília. De lá para cá ocorreram uma série de reuniões preparatórias, em São Paulo e em Porto Alegre, que culminaram no seminário realizado sábado na capital paulista. Além de debater os princípios e objetivos da nova entidade, o encontro também tratou de temas como liberdade de imprensa e liberdade de expressão, formas de associação, imprensa alternativa e independente e construção coletiva de uma comunicação contra-hegemônica. A mesa redonda que discutiu esses temas foi coordenada por Flavio Aguiar e reuniu os professores Bernardo Kucinski, Venício Lima, Laurindo Leal Filho e Denis de Oliveira.

    Como resumiu Rodrigo Vianna, do blog Escrevinhador, a Altercom deverá reunir editoras, sites, produtoras de vídeo, de rádio, revistas, jornais, blogueiros, agências de comunicação e tantos outros que não se sentem representados pelo condomínio comandado por Abril/Globo/Folha/Estadão, nem tem peso econômico para atuar junto às grandes teles. Defender as posições políticas desse setor significa participar do debate nacional. Rodrigo Vianna dá um exemplo: se a ABERT (que representa a Globo) ou a ANER (que representa a Abril, basicamente) divulgam uma carta criticando a Confecom por, supostamente, atentar contra a “liberdade de expressão”, a Altercom fará o contraponto em nome dos empresários e empreendedores que não se alinham com o grande capital.

    No terreno econômico, a associação defenderá, entre outras coisas, uma regulamentação mais justa e clara das verbas públicas de publicidade, de modo a estimular a diversidade de opiniões existente na sociedade brasileira. Além disso, procurará articular pequenos e médios empresários e empreendedores do setor para disputar também parte da verba dos anunciantes privados. A Altercom pretende ainda abrir espaço para centenas de empreendedores individuais – a maioria deles blogueiros – que surgiram nos últimos anos no Brasil. Nomes como Luiz Carlos Azenha (Vi o Mundo), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Marcelo Salles (Fazendo Media), Eduardo Guimarães (Cidadania.com) e Marco Aurélio Weissheimer (RS Urgente). Blogueiros de todo o país serão convidados a participar da entidade.

    Entre em contato conosco o quanto antes e venha protagonizar este momento de formulação de uma nova propositura para a comunicação democrática no país, ancorada na somatória de forças coletivas para a conquista de anseios comuns a todos nós e tão valorosos à sociedade. Aguardamos sua entusiasmada adesão.

    Para nossa melhor organização, solicitamos que envie o endereço de seu blog, a cidade onde atua e o seu endereço de e-mail no corpo da resposta. Obrigado,

    Um abraço,

    Grupo de Trabalho Articulação

    ALTERCOM

  23. Que paralelismo se pode estabelecer entre o conjunto geopolítico do Mediterrâneo e do Mediterrâneo Americano (Mar das Caraíbas e Golfo do México)?

  24. Sou seu leitor e modesto colega de ofício há muitos anos. Gostaria de convidá-lo e a todos os seus leitores para o lançamento do meu livro “A Imprensa x Lula – golpe ou ‘sangramento’?”, que acontece neste sábado, dia 21, à partir das 17:00 hs, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo – stand da All Print Editora, Rua L 44.
    É um estudo sobre a partidarização da mídia tradicional brasileira nos últimos oito anos, e traz entrevistas com a Luiza Erundina, o Paulo Henrique Amorim, o Rodrigo Vianna, o Eduardo Guimarães. Seria uma honra contar com sua presença, assim como de seus leitores.

    • Farei o possível para comparecer. E fica aí o convite aos amigos, leitores e colaboradores do blog.

  25. Excelente blog. Visão equilibrada e isenta dos assuntos nacionais e internacionais. Vai junto do blog do Nassif no meu favoritos. Parabéns e fico no aguardo de novos posts.

  26. Prezado Argemiro,
    Com satisfação que lhe encontro na rede, a mesma satisfação com que, quando criança, encontrava sua família todos os anos no Condomínio Casa das Pedras, no Alto da Boa Vista. Sou irmão da Grizete e amigo da Helena e Paula. Lembro-me da sua profissão de jornalista e que trabalhava no JB, à época eu não tinha noção de política e foi muito legal descobrir, apenas recentemente, que seus textos são magníficos e de uma grande identificação política.

    • Caro José Luiz, desculpe deixá-lo tanto tempo sem resposta. É bom saber de você. As três filhas estão morando no exterior, mas visitam o Brasil com frequência. E estou neste momento no condomínio. Nosso abraço para você, Grizete, Guido e Lucas.

  27. Oi, e’ você meu amigo? Aonde você está agora – New York ou Rio? Vou estar no Rio para o final do ano e posse da Dilma.

  28. Para mim, blog sem e-mail é um aleijão internético

  29. Prezado Argemiro,

    Parabéns pelo blog, gostaria que fosse encaminhado para o meu e-mail A Verdade Sobre as Mentiras Tucanas, com os respectivos links, para distribuição por e-mail entre conhecidos meus.

    Obrigado

    • Caro Jorge, creio que seria mais fácil você mesmo fazê-lo – numa única operação, em vez de duas (a sua e a minha). Com um highlight sobre o texto poderia transferí-lo na íntegra, inclusive com os links, para o seu email. Foi o que fiz, a partir do original do “Biscoito Fino e a Massa”. Um abraço.

      • Ok, Argemiro já fiz.

        Obrigado!

  30. Oi Argemiro;

    sou um leitor do teu livro sobre macartismo e onem comprei o império contra-ataca na Feira do Livro de Porto alegre.
    Gostaria de te enviar um exemplar do meu livro O Brasil e a URSS na Guerra Fria. Pode me passar teu endereço pelo e-mail?

    Um abraço,

    Charles Sidarta Machado Domingos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: