Você quer voltar para a lama tucana?

O blog Seja Dita a Verdade (conheça-o AQUI) teve a boa idéia de recordar o tempo dos tucanos – FHC e seus amigos José Serra, Ricardo Sérgio, Eduardo Jorge, Sérgio (Serjão) Motta,  irmãos Mendonça de Barros e tanta gente mais – através das capas de Veja, a mais tucana das revistas. A sessão nostalgia valeu o esforço, até porque o candidato Serra, no atual papel de vítima inocente de adversários malvados que o atacam na rua com bolinhas de papel, refugia-se nos santinhos para apagar o passado.

Desde o início da campanha o atual candidato do PSDB, cujo sonho de consumo na fase pre-eleitoral era formar chapa com José Roberto Arruda (“vote num careca e leve dois”, lembram-se?), jura a todo momento que é “ficha limpa” e “ético”, sem mácula na carreira política, e que no seu partido não há “ficha suja”. Chegou mesmo a rotular de “blogs sujos” aqueles que ousam expor suas práticas habituais, passadas e presentes. Mas não é essa a história que as capas de Veja contam.

A particularidade sobre aquele amontoado de escândalos é que os tucanos perceberam, desde o primeiro momento, que para garantir a impunidade bastava impedir as investigações do Ministério Público (inventaram a figura do Engavetador-Geral da República), da Polícia Federal (só no governo Lula ela foi adequadamente equipada para levar avante as investigações de corrupção), do Congresso (impedido com compra de votos de formar CPIs) e da mídia (silenciada, em seguida às denúncias, pela propaganda oficial, compra de assinaturas e outras benesses).

Isso permite que tucanos circulem por aí hoje jurando que foram difamados e caluniados. Como observou o Seja Dita a Verdade e confirmam as capas da revista que hoje serve aos próprios tucanos mediante recompensa em anúncios e assinaturas milionários, de 1995 a 2002 os casos de corrupção, dossiês, caixa dois, propinas e maracutaias em geral enriqueciam capas de revistas e primeiras páginas de jornal, ainda que depois as denúncias desaparecessem subitamente.

Naquele tempo, distante do país e com a atenção desviada para outros escândalos (os casos de sexo e demais trapalhadas do presidente Bill Clinton, alvo permanente da fúria republicana), sobrava-me pouco tempo para acompanhar nossa mídia de forma sistemática. Mas ela própria tinha o cuidado, em tempo de eleição presidencial, de somar-se aos então donos do poder, num esforço conjunto para impedir que o inimigo comum, Lula, ganhasse e mudasse as regras do jogo. Pelo menos até 2002.

Aí vão, em ordem cronológica, algumas das mais sugestivas capas de Veja.

Primeiro mandato FHC – 1995-1998

17-02-1995

29-11-1995

21-05-1997

05-11-1997

19-11-1997

06-05-1998

06-05-1998

18-11-1998

25-11-1998

 

Segundo mandato FHC – 1999-2002

21-01-1999

10-03-1999


21-04-1999

28-04-1999

05-05-1999

06-06-1999

09-02-2000

05-04-2000

19-07-2000

09-08-2000

11-04-2001

02-05-2001

16-05-2001

06-06-2001

09-05-2002

29-05-2002


About these ads
Published in: on outubro 22, 2010 at 11:57 am  Comentários (12)  

The URI to TrackBack this entry is: http://argemiroferreira.wordpress.com/2010/10/22/voce-quer-voltar-para-a-lama-tucana/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

12 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Caro Argemiro, acho um pouco difícil pedir ao leitor que pense na Veja como fonte nebulosa sem fim de boataria mambembe feita encima de vazamentos e manipulação — o que realmente tende ser, ao longo de muitos anos — e no mesmo momento chamá-la de testemunha sobre a mar de lama do tucanato como se fosse um fato.

    A marca registrada da Veja et Cia. é a mais perfeita incoerência, que so explica-se pelo mais completo oportunismo e a falta completa de memória institucional.

    Para mim, basta duas capas para mostrar que não vale as R$8.90, muito menos os $0.25 cobrados pelo New York Post, seu modelo jornalístico mais próximo.

    Como seu amigo Nassif mostrou, A.F., são “Os Novos Intocaveis,” sobre a Polícia Federal, e a do dossiê de Dantas, almejando o diretor da PF, o delegado Lacerda com factóides sem a mínima sustenção. De noite para dia, virou o KGB politizado de Lula.

    No mundo real, a PF parece uma instituição em evolução que foge de maniqueismos deste tipo, e portanto serve de um bom barômetro da evolução geral institucional do Brasil.

    A curva tem suas oscilações para serem exploradas pontualmente, mas a tendência de longo prazo segue o caminho certo — o de diminuir a incerteza jurídica mítica do país aumentando o risco de ser cobrado na Justiça pelos atos e fatos.

    Assim, as pessoas pegam o costume de comer carne em vez de hóstias não consagradas, e cobram mais.

    Sabia, Argemiro, que se blog tem o mesmo design que o do grande jornalista investigativo Miguel Badillo, chefe da revista Contralinea? Foi de propósito? Interessante ver a Carta Maior, recentemente, fazer uma parceria com La Jornada, da UNAM, de México.

    Os mexicanos tem o que ensinar ao jornalista brasileiro sobre a investigação de falcatruas de contabilidade.

  2. Só quero denunciar o bloqueio dos blogs do Azenha e do Rodrigo Vianna, como se estivessem transmitindo malwares.

    Acho que é sabotagem de hackers pagos pela tucanalha.

    Abrç

  3. O texto esta muito acertado, soh faltou uma instituicao que foi cerceada ou “aparelhadas” na era tucana e que tambem teve papel fundamental na impunidade do periodo e na ausencia de investigacao: a Receita Federal que Everardo Maciel manteve o mais manietada possivel.
    Prestem atencao neste orgao novamente sob ataque.

  4. Parabéns, você é uma mula!
    Por mais problemáticos que os 8 anos de FHC tenham sido, tudo que seu governo alcançou, foi o que o de Lula manteve para permitir esse clima de euforia dos pobres que temos hoje!
    Sem o real, não teríamos essa estabilidade, sem controle inflacionário não teríamos o crédito que temos hoje!
    Pense bem, o importante no governo Lula Molusco foi a manutenção, e um cara carismático para manter o povo com certo ânimo.

    Aí você que por uma inepta, mentirosa e sem capacidade de liderança nenhuma no lugar, porque é amiga dele?

    Vocês votam por pura rebeldia, não há pensamento real, não há estudo do que vocês estão votando!

    Vocês são adolescentes que nunca cresceram e querem brigar com o poder…

    • Filhote de Reinaldo: qualquer economista vai dizer p v que o que havia de comum, era apenas o nome real, pois quando o príncipe largou o osso p a plebe, o dólar estava quase 4 reais e obviamente não havia regime de metas de controle da inflação, tal a recessão e desemprego que el principe legou ao governo seguinte.

  5. Eu jurei que não escrevo o nome desse pasquim, portanto, ela trabalha pelo que lhe convem, hoje é financiada pelo o Tucanato, e Elite, por tanto para eles que o Povo se exploda.

  6. Tenho amplo material sobre a crise no Wisconsin no meu blogue. Se quiser, ente contato comigo, mas, mando-lhe alguns links interessantes sobre o assunto a seguir:

    http://www.channel3000.com/politics/26933675/detail.html
    http://www.buffalobeast.com/?p=5045
    http://www.jornada.unam.mx/2011/03/13/index.php?section=mundo&article=021n1mun
    http://www.michaelmoore.com/
    http://www.rocketboom.com/hw-uprising-in-wisconsin/

  7. Caro Argemiro,

    Você está aí???

  8. Genial!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada, que alívio ler bom jornalista bem formado e bem informado!

  9. Veja no link – Análise das capas no governo FHC e LULA

    http://www.cartamaior.com/capas_veja/

    Agora compare a forma como denuciavam a corrupção no governo FHC (sempre escondendo e eximindo FHC de culpa) e compare as capas desse lixo golpista quando denunciou corrupção no governo LULA.

    Importante notar a diferença de tratar a informação, nas denúncias. De uma lado a escolha das elites; a parcialidade comprada censurando a verdade, com a intenção clara de sempre manter o presidente tucano (PSDB) longe dos escândalos o máximo possível. As capas são claras e mostram a revista escondendo sempre das denúncias FHC. E do outro o golpismo descarado, a tentativa constante de derrubar o presidente LULA (PT), mesmo que fosse pela via do denuncismo vazio, sem provas; em muitos momentos só ilações. Essa mídia “censura”, é a ditadura da mídia que impera até os dias atuais.
    Alguém ainda tem dúvidas de que o Brasil precisa urgente de um marco regulatório democrático nas comunicações, que se acabe com a propriedade cruzada nas mídias para assim se assegurar o direito à liberdade de imprensa, à liberdade de expressão e à democracia de fato?

    Importante ver também os posts citados abaixo, no blog do Rodrigo Vianna, e no ConversaAfiada, que também falaram sobre isso. É sempre bom atualizar, colocando as capas de revistas que falam do governo DILMA, para fazermos a comparação.

    http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/a-incrivel-sequencia-de-capas-da-veja-abril-apostou-pesado-e-perdeu-feio.html

    http://www.conversaafiada.com.br/pig/2011/09/20/capas-da-veja-sao-a-cara-do-golpe/

    Favor divulgarem pelas redes sociais e blogosfera a necessidade de cobrarmos dos deputados e parlamentares, para que façam a lei de regulação democrática dos meios de comunicação, com o fim da propriedade cruzada! Não podemos mais aceitar a ditadura na mídia. O setor das comunicações no Brasil, como está, é uma ditadura perfeita! Queremos democracia plena, liberdade de imprensa, liberdade de expressão nos meios de comunicação!

  10. Como podem tucanos e seus cupinchas se acharem hoje os melhores exemplos de moral para o povo brasileiros se isso que vimos aqui já era do conhecimento do povo e a base do então presidente FHC não permitiu em hipótese alguma que fosse investigado? Hoje tentam se passar por modelos de bom exemplo mas, como dizia minha velha mãe, não há bem que se dure nem mau que nunca se acabe. E surgiu o jornalista Amaury e expor o lixo da corrupção que foi o governo tucano neste país no livro ´´A Privataria Tucana´´. Tudo que lá foi escrito está provado com documentos… Parece que agora vamos saber mais ainda com uma CPI que vem por aí…

  11. Deus queira que essa CPI da privataria tucana aconteça e que venha também a lei da mída já.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 36 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: